A palavra geometria vem do grego, e significa medida da terra.
Não se tem ao certo uma afirmação de quando se deu origem da Geometria, pois não existia registro escrito. A geometria surgiu mesmo antes da necessidade da contagem. A pirâmide se originou na antiga Grécia.
A necessidade de medir terras determinou os primeiros passos da geometria. O filosofo grego Eudemo de Rodes, do século IV a.C. um dos primeiros historiadores das ciências, conta que os egípcios mediam suas terras para acompanhar o regime de inundações anuais do rio Nilo. De fato, o termo provém das palavras gregas geo (terra) e metron (medida).
Nas antigas culturas do Egito e da Mesopotâmia, a geometria consistia simplesmente num conjunto de regras empíricas. Os gregos, entre os quais se destacouEuclides, no século III A.C.sistematizaram todos os conhecimentos existentes sobre o tema e estabeleceram seus fundamentos num conjunto de axiomas dos quais, segundo princípios dedutivos, se obtinham os demais resultados.
Durante toda a Idade Helenística o centro da atividade matemática permaneceu em Alexandria, mas o maior matemático desse tempo e de toda antiguidade, não nasceu nessa cidade. Arquimedes foi o maior matemático da antiguidade e um dos maiores matemáticos da história. Arquimedes pode bem ser chamado de pai da física matemática. Foi Arquimedes quem provou que a área e o volume são de o cilindro circular reto.
No século XVII surge a geometria analítica uma fusão criativa com a álgebra. E no caso da geometria analítica, fruto dessa fusão, o mérito não foi de uma só pessoa. Dois franceses, Pierre de Fermat e René Descartes, curiosamente ambos graduados em Direito, nenhum deles matemático profissional, são os responsáveis por esse grande avanço científico: o primeiro movido basicamente por seu grande amor à matemática e o segundo por razões filosóficas.
Mas não só desses vive a geometria, no século XVIII, surgiu, outro personagem fundamental para a nossa história Leonhard Euler. Nascido na Suíça filho de um pastor calvinista, Euler recebeu uma formação que incluía teologia, para seguir a carreira como do seu pai. Mas seu talento para a matemática logo foi descoberto, mudando pra sempre o seu destino.
Leonhard Euler ficou famoso ao resolver dois enigmas matemáticos, um dos enigmas de Euler está relacionado aos poliedros.
Poliedros são figuras geométricas formadas por três elementos básicos: face, aresta e vértices.
Topologia é uma importante área da matemática também criada por Euler, que trabalha com figuras improváveis e superfícies que podem sofrer deformações, e com buracos de uma superfície e cavidades de um sólido. Enquanto a geometria euclidiana mede ângulos, comprimento, áreas e volumes.
Surge então Gauss, com suas descobertas imagina um espaço como sendo curvo, contrariando a geometria euclidiana do espaço formado como linha reta.
Um dos estudantes de Gauss superou seu mestre, ao propor conceitos radicalmente, novos sobre a estrutura do espaço geométrico.
O alemão Bernhard Rielmann subverteu as fronteiras da geometria tradicional postulando espaços fantásticos de 4,5,6 ou mais dimensões.
Poincaré além de grandes contribuições deixou em aberto no inicio do século passado, que foi considerado um dos maiores desafios matemáticos a chamada conjectura de Poincaré em termo simples essa conjectura afirma que a esfera é um conjunto mais simples em qualquer dimensão.
E o hoje o que há de mais moderno quando falamos de geometria?
No sentido moderno, geometria á a disciplina matemática que tem por objetivo e estudo do espaço e das formas nele contidas.
A geometria é a parte da Matemática que estuda o espaço e as figuras que podem ocupá-los.
Se olharmos ao nosso redor, na nossa natureza vamos encontrar várias figuras geométricas: triângulos, retângulos, espirais e várias outras formas.