quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Fundamentação teórica da utilização da História da Matemática no ensino

O ensino da geometria tem sido, ao longo dos anos, preterido do currículo escolar. Segundo Lorenzato (1995), dentre as diversas causas que levam à essa situação de omissão, está a ausência do conhecimento geométrico por parte do professor. Em uma segunda instancia, está o livro didático, que o vezes contribuiu para o aspecto secundarizante que a Geometria assume na escola, visto que na maioria dos livros, este conteúdo se resume a um amontoado de fórmulas, definições e propriedades, distantes de qualquer aplicação ou aspectos históricos.

Nesse sentido, percebemos que a Geometria enquanto parte integrante da Matemática distanciou-se da sua origem, pois seu aspecto histórico não era mencionado no seu ensino, principalmente com o Movimento da Matemática Moderna, que elevou seu aspecto algébrico, e a reduziu a um amontoado de fórmulas (SILVA).

Diante dessa situação, torna-se necessário o resgate dessa área do conhecimento matemático, enfatizando a sua natureza histórica, pois como o próprio número nasceu da necessidade prática de relacionar quantidades, a geometria também emergiu no contexto social, onde os inúmeras circunstâncias da vida humana permitiu que seus conceitos fossem criados, como observação do espaço, noção de distância, percepções de curvas
e noções de paralelismo, verticalidade e perpendicularismo.

De acordo com Eves, a
primeira forma em que o homem desenvolveu os conceitos geométricos foi intuitiva, chamada por ele de geometria subconsciente:

“ As primeiras considerações que o homem fez a respeito da geometria são, inquestionavelmente, muito antigas. Parecem ter se originado de simples observações provenientes da capacidade humana de reconhecer configurações físicas, comparar formas e tamanhos. Inúmeras circunstâncias da vida, ate mesmo do homem mais primitivo, levavam a um certo montante de descobertas geométricas subconscientes ( Eves, p. 01).

Entretanto, poucas são as pesquisas que revelam o ensino da geometria na perspectiva histórica. Como diz Silva, são raros os registros que nos informam sobre como ocorreu o ensino da geometria no passado. Mas de certo, o que podemos notar é que este ensino distanciou-se da própria história da geometria, o que provavelmente, fez com que professores e currículo escolar dessem pouca importância a essa área do saber matemático.

Trabalhar a geometria na perspectiva da Historia da Matemática é antes de mais nada, reconhecer as diferentes formas que o homem, em diferentes tempos, fez uso da geometria e de que forma este conhecimento foi sendo construído socialmente e historicamente. Nessa perspectiva, reportamo-nos à Ubiratam D’Ambrósio, quando diz:

“Ao abordar o conhecimento matemático e tomar como referência a ciência acadêmica, estamos focalizando uma determinada região e um momento na evolução da humanidade. De fato, ao nos referirmos a Matemática, estamos identificando o conhecimento que se originou nas regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo. Mesmo reconhecendo que outras culturas tiveram influência na evolução dessa forma de conhecimento, sua organização intelectual e social é devida aos povos dessas regiões”.

Ao abordar o conhecimento geométrico, é preciso ter claro que este saber nasceu de práticas sociais provenientes de diferentes culturas, como por exemplo os egípcios, gregos, árabes e outros, e disso, podemos afirmar que o conhecimento matematicamente construído por diversos grupos sociais, nos permite trabalhar a geometria como uma ciência mais próxima da realidade, e menos abstrata.

De acordo com Oliveira, é indiscutível trabalhar com práticas sociais na sala de aula, ressaltando o caráter histórico da matemática e, consequentemente, do saber geométrico, pois isso permitiria ao professor aulas mais dinâmicas e criativas, o que iria despertar o interesse do aluno e a sua percepção deque a geometria não e um saber isolado, mas sim resultado da experiência dos homens com o seu mundo, seja comparando, medindo, relacionando e observando.

Sendo a geometria um saber que, genuinamente, faz parte da cultura de diferentes povos,seu ensino deve então estar atrelado à sua história, mas não resumindo essa história a um momento isolado ou apenas motivação para aula, e sim reconhecer que a história da matemática possa garantir a percepção de que os conhecimentos geométricos foram produzidos ao longo da história, pelos diferentes povos.

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