quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A proposta detalhada elaborada pelo grupo para o ensino da geometria utilizando o recurso da História da Matemática.

No nosso cotidiano vivenciamos diversas situações em que a matemática está presente, tais como, contar objetos, fazer compras, comparar quantidades, compreender informações, medir o tempo etc.
O incentico à exploração dos objetos geometricos levará o aluno a preceber semelhanças e diferenças entre eles e reconhecer figuras tridimensionais, como: pirâmides, cilidro, cones, esferas, cubos etc.
As atividades de geometria devem proporcionar à criança contextos adequado para que ela possa desenvolver habilidades, procedimentos e estratégias de caráter geral.
Então apresentamos uma proposta de trabalho no qual os alunos poderão compreender vértices, faces e arestas.

Atividade 1: Formas planas e Espaciais


Material: Palito de churrasco;
Tripa de mico ou garrote.

Passo a passo

1- Corte as pontas dos palitos de churrasco.
2- Corte vários pedaços (3cm) da tripa de mico;
3- Em cada pedaço, faça incisões, no meio, para encaixar outro pedaço;
4- Encaixe as varetas nas extremidades da tripa de mico para formar as figuras geométricas.

Para os alunos do ensino Fundamental I- o reconhecimento das formas é feito através da confecção das formas planas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTAb2ECaD_PYaVoNDz0AMtbyCs2Q7Qt8jmC3BjHet1nlPnGWIK67URG3KhADnZRpUizWx6OWEe7m-3QGrZheSqg7WnrBWUifki2j1U5AmcmBVEQv2Ll3kwGEbQ4kkyaLmOBYCcmtVOscA/s200/411466+001.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyz_TCryCf25wdAjSn-HU6FBgKCU4_8uqasml5Ew0bTKG2eoi5lQic3J9bM61qgtV50rUGgMcsgvc95gjmVijwNiKuEfSujtxIHdl4YmPg8rDfRcnLPylpvF71ErIxSHAQAHx5ugVRujg/s200/5252541414+001.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWFqDUzAXIaVEwwrJqfX3tArYQJjuvfVtq9yuFcMH7x8_3z6YvS8dJU7_9WFlA0jMAM24HrhKNFRNVqsf_7NNUb8k-79HOyoqYa9RqdK9kn3jWw0rZaOTa6409mR9z1JZ7-clHoIguBrI/s200/jhfshjfhs+001.jpg








Para os alunos do ensino Fundamental II- o reconhecimento das formas espaciais.

SOMA: A + 2 = F + V

A= ARESTA
F=FACES
V= VÉRTICES

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzz7I-An96NlldxJ_1fkdHNgswgflK9X_NFU6BXQA0Xl4wT5_uuw9yB0m6DcU3upU0z_Svte7moeNnQJPPlhb7Z-bekXdbq-0aWsbjMUvGs8E47f-UR2F53JGvESF0MVN8oh6XEVGp_lI/s200/588588888+001.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitYwHvjUeOPltueGWT5noCMrYtr9JcweBCH_sTfMrNcmMOBf5zITMgWJfHKRWUG-XebRA13o63wHBipF4XtLeJ4J5FcA4djIEyYWQI3V8QpRStZtNqULgNCnP3-Yx1XGNxIPBkvd37D2Y/s200/4542655555+001.jpghttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZMoMJWZJkECD0Sc6ozz21K6RIhNqZIzfTZHd_c4Q8VKA_DyKTCA5GBlbBGL2dsO0CDqewqqC4AbDj96qRBVlcumjDp_efiuRybuqtyC4_yB5AEUSpcub-R2gVcrXRXcmF8zHYiWjE_FA/s200/dsdbhagdjhdas+001.jpg





A proposta de atividade foi retira do livro
Matemática primeiros passos!
PARA CONHECER OUTRAS PROPOSTAS DE TRABALHO COM A GEOMETRIA NA PERSPECTIVA DA HISTORIA DA MATEMÁTICA, É SO ACESSAR:
http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/07/MC10721746500.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário