Tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio existem por parte dos discentes uma grande dificuldade de aprendizagem com relação aos conteúdos da geometria, é a partir das séries iniciais que geralmente são trabalhados figuras e objetos planos como Por exemplos: Blocos lógicos e figuras como quadrado, círculo e triângulos que são conceitos abstratos para o aluno.
Essas dificuldades aumentam quando existe o abandono do ensino da geometria por parte do professor, as vezes a metodologia apresentada pelo docente não corresponde aos conteúdos propostos pelo currículo.
(Pavanello, [1]2001, p. 183) coloca que ao ensinar geometria o professor não se preocupa “[...] em trabalhar as relações existentes entre as figuras, fato esse que não auxilia o aluno a progredir para um nível superior de compreensão de conceitos”
Resolvendo problemas, discutindo métodos, compreendendo as concepções e suas dificuldades, os alunos encontram importantes mudanças em suas idéias.
Tempos pré-modernos, a década de 1950.
Um marco na década de 1950 na educação básica brasileira foi a Portaria de 1951. Regulamentada como Portaria Ministerial no. 966, seu objetivo era estabelecer um programa mínimo a ser desenvolvido nas escolas, diante da expansão do ensino básico no Brasil e da impossibilidade de um manter o controle realizado pelo Colégio Pedro II até então.
É nesta década também que aconteceram os primeiros Congressos Nacionais de Ensino de Matemática. As análises dos Anais dos três Congressos realizados em 1955, 1957 e 1959 foram apresentadas no texto “A Geometria nos Congressos Nacionais de Ensino de Matemática”.
Para fechar o cenário do ensino da geometria nos anos de 1950, analisamos uma coleção de livros didáticos de grande circulação na década, os livros publicados por Osvaldo Sangiorgi e que justamente nessa década ganharam reconhecimento.
A década de 1960
É a partir da década de 1960 que as propostas modernizadoras para o ensino da matemática ganharam espaço nas aulas de matemática da educação básica brasileira. Mais especificamente, para o curso ginasial12, ela se deu com a publicação do livro Matemática
curso moderno, volume 1, de Osvaldo Sangiorgi, em 196313. O ensino de geometria é tratado no volume 3, e tem sua publicação no ano de 1966, dando seqüência às séries anteriores.
A década de 1970
A década de 1970 iniciou com uma mudança significativa na legislação educacional brasileira. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 5692/71 propôs uma nova estrutura do sistema educacional, que passa a ser dividido em dois segmentos: o ensino de 1º grau, com oito anos de escolaridade e o ensino de 2º grau, com três anos.
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